quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Futsal - Entrevista

João Marques, treinador da A.C.D. do Ladoeiro

“Só quem não esteve atento nos últimos anos é que poderia pensar que não era para subir de divisão”

Com uma aposta forte na formação, o Ladoeiro construiu nos últimos anos uma equipa de campeões. Assim, e sem surpresa para quem está identificado com a modalidade, este regresso do Ladoeiro ao Futsal sénior “só” poderia ter sucesso. A jovem equipa liderada por João Marques terminou a fase regular no primeiro lugar e com todo o mérito venceu o play-off, subindo ao nacional da 3ª divisão. Agora, o Ladoeiro irá encontrar uma realidade diferente, mas “vai proporcionar e aplicar todos os conhecimentos”, salienta João Marques. Apesar desta aposta forte no Futsal sénior, o técnico do Ladoeiro refere que a formação irá ter continuidade para “que cada vez mais possamos estar nesta modalidade de forma sustentada”.
Tribuna Desportiva: O regresso do futsal sénior ao Ladoeiro foi um sucesso, com a equipa a sagrar-se campeã distrital de futsal. Era esse o objectivo?
João Marques: Embora não transitasse-mos para a Comunicação Social que esse era o objectivo, para nós, equipa técnica, direcção e jogadores era um objectivo bem definido a subida à 3ª divisão. Contudo, só quem não esteve atento nos últimos anos ao trabalho de formação que nós tivemos e aos resultados que obtivemos nos escalões de formação é que poderia pensar que não fosse para subir de divisão ou não fosse um projecto aliciante e com objectivos bem definidos.
TD: Depois do interregno do Futsal sénior, o trabalho desenvolvido nos escalões de formação deu agora os seus frutos e estão novamente num campeonato nacional de Futsal. Digamos que foi uma breve passagem pelo distrital para atingir o patamar desejado?
JM: Foi um campeonato com experiências novas, com os jogadores a transitarem para o escalão sénior, embora alguns ainda fossem juniores. Para a próxima época é que irão ser seniores. Os campeonatos a nível sénior têm características completamente diferentes. Há jogadores muito experientes, com muitos anos de Futsal e que têm certos argumentos dentro de campo que por vezes, não é só o bom trabalho que basta para os contornar. É preciso haver um trabalho a nível psico-emocional e técnico-táctico. O conjunto desses factores é que fazem com que essas adversidades sejam ultrapassadas. Nesse sentido penso que trabalhamos bem e conseguimos atingir o objectivo.
TD: Quais foram os obstáculos mais difíceis de ultrapassar ao longo do campeonato distrital?
JM: Na minha opinião o mais difícil foi lidar com a dureza, em termos físicos, que certos adversários impunham na disputa dos lances. Pensão que deveria haver mais rigor. O Futsal é uma modalidade que não permite muitos contactos, e por vezes tornava-se abusivo a forma como certas equipas jogavam. Muitos adversários jogavam também em linhas baixas em termos defensivos, e depois utilizavam muito o físico, com contactos que não são permitidos, mas que certas arbitragens consentiam esses contactos. Isso tornava muito difícil contornar esses adversários e vencê-los.
TD: Ainda assim, na grande final do play-off a sua equipa obteve duas concludentes vitórias sobre a Juventude do Peso.
JM: O Peso teve todo o mérito em chegar onde chegou atendendo à sua realidade. De certa forma, e como eles chegaram a esta final do play-off, se o prémio pudesse ser dividido, eles também mereciam um pouco do título de campeões distritais. Mas a subida teria que ser nossa, porque queremos ir para os nacionais já que era condição imperial para nós.
TD: Para a época que se avizinha o Ladoeiro vai encontrar uma realidade completamente diferente, mas pela sua forma de jogar e até pelas experiências ao nível das Taças Nacionais, a 3ªdivisão poderá ser uma vantagem para a sua equipa?
JM: Vamos ver como é que os jogadores e a própria equipa técnica, já que é a primeira vez que vai para uma 3ªdivisão nacional, se adaptam. É verdade que já tivemos nas Taças Nacionais ao nível da formação, mas agora será pela primeira vez a nível sénior. Tenho a certeza que as outras equipas também têm argumentos diferentes das equipas do campeonato distrital para jogar contra nós. Contudo, houve muita coisa que nós trabalhamos durante a pré-época e mesmo no período competitivo que ficou por aplicar. O nacional vai-nos proporcionar aplicar todos esses conhecimentos e todas essas situações que trabalhamos, permitindo também que os meus jogadores sejam melhores intérpretes dentro de campo porque o adversário é melhor. Se nós vencermos esses adversários são eles que nos valorizam.
TD: Qual é o objectivo do Ladoeiro para a próxima época?
JM: O objectivo passa por fazer um campeonato da 3ªdivisão tranquilo e tentar alcançar a manutenção o mais rápido possível. Depois, a partir daí, tudo o que vier a mais virá por bem. Mas para já, e atendendo que este é o primeiro ano nesta nova experiência, o grande objectivo é fazer um bom campeonato.
TD: Contudo, o nível que o Ladoeiro possui a nível da formação poderá pensar a breve trecho em voos mais altos?
JM: Não quero para já colocar essa pressão sobre os meus jogadores. Temos um plantel jovem e aquilo que lhes peço neste momento é que trabalhem bem, que estejam concentrados naquilo que são os nossos métodos de treino e o nosso modelo de jogo para depois, e quando chegar a altura, estarmos devidamente preparados para encarar esta nova realidade que é a 3ªdivisão. Nós não escondemos que o clube é ambicioso, a direcção é ambiciosa, mas temos que ser realistas. Primeiro temos que saber como é que os nossos atletas se vão adaptar à nova realidade, e só mais à frente é que podemos falar com outra certeza acerca daquilo que poderá ser a 3ªdivisão nacional.
TD: O plantel para a próxima época já está definido?
JM: No plantel ficaram aqueles que entendi que tinham condições para fazer parte do plantel sénior e subiram cinco atletas da equipa júnior. Até ao momento temos duas contratações. São dois jogadores que já estão identificados com a modalidade, já que jogavam na 3ªdivisão. Para além destes dois reforços, estamos em negociações com outro jogador que poderá também ser reforço para a próxima época.
TD: Já podemos saber os nomes dos dois reforços?
JM: É o Igor Silva, ex-CB Penamacor e o Nelson Martins. São jogadores que jogaram na época passada na 3ªdivisão nacional e fizeram um bom campeonato. Para além disso são jovens o que vai um pouco ao encontro do que é a política do nosso clube. Sem desprimor para os outros atletas, o clube tenta dar prioridade aos atletas do Ladoeiro ou do concelho de Idanha-a-Nova. Esses reforços são do concelho de Idanha, são jovens e têm talento e qualidade. Estão dentro do perfil que desejo. Quanto ao terceiro jogador, não o posso nomear porque ainda estamos em negociações, mas em breve também estará tudo definido. É do concelho de Idanha, tem estado ligado ao futebol de 11, mas poderá trazer um forte contributo à equipa do Ladoeiro.
TD: Apesar desta aposta no futebol sénior, o Ladoeiro não irá abandonar a bandeira do clube nestes últimos anos que tem sido a formação?
JM: Nem pensar nisso. Vamos arrancar novamente com uma equipa de juvenis. Esperamos iniciar assim uma nova etapa de trabalho com gente nova a começar do zero, tendo sempre como prioridade os jovens do concelho de Idanha-a-Nova. Com esses jovens esperamos voltar a ter bons resultados na formação, que embora sejam secundários, são ao mesmo tempo importantes, dando assim continuidade a este projecto e solidificá-lo para que cada vez mais possamos estar nesta modalidade de forma sustentada e com um projecto devidamente desenvolvido.
TD: Para todo esse sucesso muito tem contribuído o apoio da direcção e dos próprios associados do clube que têm apoiado a equipa?
JM: Sem dúvida. É impossível as coisas correrem bem dentro de campo se não tivermos por detrás uma direcção que faça um trabalho espectacular, e que não deixa faltar nada. Também são importantes os apoios a nível da autarquia e da junta de freguesia. Estas têm sido incansáveis no apoio ao clube. Assim com o a nossa massa associativa que, sem dúvida, são incansáveis no apoio à equipa.

Tribuna Desportiva de 24 de Julho de 2007
Hélder Lopes

4 comentários:

  1. Um grande abraço para o joao marques....
    Nao e qualquer um que forma tantos e tao bons jogadores....
    Parabens

    ResponderEliminar
  2. Vamos dar o nosso melhor na 3ªdivisão.
    Este ano vai ser a manutenção e dentro de poucos anos lutar para ser campeão.
    Vamos carregar baterias...
    Abraço e saudações desportivas
    Nuno Geraldes

    ResponderEliminar
  3. boas!
    parabens pelo exelente trabalho desenvolvido pelo mister joao marques, nas camadas jovens do ladoeiro e k agora ja começa a dar frutos!!
    A equipa do ladoeiro, para esta epoca é bastante jovem mas nao tenho duvidas nenhumas que a equipa do ladoeiro vai conceguir atinguir os objectivos para eta epoca!!
    saudaçoes desportivas......

    ResponderEliminar
  4. Nuno Geraldes,desculpa lá mas ou jogamos pa subirmos ou pa manutenção não vale a pena,já nao tenho muitos anos pa ser campeão da 3ª,por isso vai ter que ser este ano...lol...é para me retirar a bom tempo!:)
    Abraço

    ResponderEliminar