quarta-feira, 7 de julho de 2010

A formação e a construção do padrão de jogo no Futsal

A formação das equipes de futsal
A construção do padrão de jogo


Durante décadas o futsal (especialmente quando era denominado futebol de salão) viveu em função do talento individual dos atletas sem grandes preocupações quanto a evolução tática.
A natureza muitas vezes estática de algumas posições em quadra, contribui em muito para este quadro, no qual existiam poucos esquemas táticos (2x2, 2x1x1 e 3x1) e a maioria das variações em cima destes esquemas se devia ao talento excepcional de algum atleta do elenco.
O panorama começou a mudar no final da década de 80 do século XX, quando a criação do futsal pela FIFA, estimulou a participação em massa dos países europeus em competições de futsal da referida associação. Como a diferença técnica ante os sul-americanos era sensível a maioria dos "novos" praticantes, começou a estudar taticamente o futsal com base não só em suas equipes, mas também no padrão de jogo adversário.


Com isto surgiram os sistemas 4x0 e 5x0, sendo que o sistema 4x0 foi uma invenção de um técnico brasileiro em ação da liga espanhola de futsal. Já o 5x0 é mais uma variação deste utilizando a figura do goleiro-linha (um goleiro que possui uma habilidade ou dominio dos fundamentos dos jogadores de linha em bom nivel).

As evoluções táticas decorrem em sua maioria de observações ou inovações táticas de técnicos estudiosos, preocupados com algum aspecto no qual suas não estão executando devidamente. Este aspecto tático pode ser defensivo ou ofensivo, utilização ou não de uma inovações tática dependerá praticamente das limitações a nivel tático da equipe e do potencial criativo do técnico. As funções em quadra podem exercer um papel de fator limitante das variações táticas quando se tenta realizar uma modificação no padrão de jogo desenvolvido até então pela equipe, este empecilho para uma técnico limitado pode fazer com que ele acredite serem impossíveis as alterações por ele propostas.

Neste instante é que o técnico deve de se utilizar de procedimentos pedagógicos para diagnosticar e realizar o processo de aprendizado progressivo das movimentações táticas que passarão a constituir o proprio padrão de jogo da equipe ou uma variação dentro do mesmo.

O principal problema é que se condicionou as equipes a terem um padrão de jogo e jogadas tidas como "ensaiadas" (ou movimentações especificas) só para determinadas situações no decorrer da partida (faltas, tiro de canto ou reposição lateral de bola). Isto faz com que se perca uma condição impar de promover o aumento da capacidade de variação tática da equipe. Pois se o técnico tiver treinado por exemplo pelo menos cinco movimentações táticas diferentes para situações corriqueiras durante a partida (saída de bola, tiro de meta, sofrendo marcação sobre pressão, zona ou mista, substituições táticas etc.) ou visando explorar um talento excepcional presente na equipe. Quando este trabalho é realizado muitas vezes, observamos um técnico que não "vibra" com sua equipe em quadra ou parece apático no jogo. Isto porque as modificações na maneira de atuar da equipe se processam com um único gesto do técnico ou com uma simples substituição.

O repertorio tático da equipe é tão variado que não necessita daquela visão estereotipada do técnico gritando a beira da quadra orientando ou reclamando com a sua equipe. Uma vez que a movimentação adequada para a situação em quadra já foi treinada e os atletas a executam sem a intervenção do técnico, bastando para este se necessário pedir o tempo técnico para efetuar as correções no padrão de jogo ou alguma falha na atuação de sua equipe.

Aqueles que assistiram os dois últimos jogos da seleção espanhola contra o selecionado brasileiro, perceberam uma mudança no modo de atuar da primeira em comparação a final do Mundial realizado na Espanha em 1996. Muito disso se deve ao fato do técnico espanhol ter analisado o padrão de jogo brasileiro, elaborado um padrão de jogo que anulasse os pontos fortes do adversário e atuasse explorando as deficiencias do mesmo. Tarefa até certo ponto facilitada pelo fato de apesar de ter mudado três vezes de treinador desde aquela final o padrão de jogo do selecionado brasileiro se manteve praticamente o mesmo.

Metodologia para construção do repertório tático

O primeiro passo para a construção de um repertório tático é a seleção por parte do técnico das movimentações que ele deseja ver sua equipe executando em quadra. Ele deve se certificar que os jogadores a sua disposição são ideais para execução das movimentações ( de nada adianta treinar as movimentações, que envolvem ações em velocidade pelas alas, se o ala não tem na capacidade física velocidade um dos seus pontos fortes ).

Depois da seleção deve-se começar a fase de "mecanização" da movimentação tática, para tanto o técnico tem de dispor de tempo hábil para tal tarefa, não serão dois ou três dias de treinamento que farão sua equipe realizar as movimentações pretendidas. O prazo minimo que aconselho são três a quatro semanas, realizando a "mecanização" da movimentação tática pretendida, mas sem repetir todos os dias as mesmas movimentações. O processo se desenvolverá da seguinte maneira:

Visualização;
Execução;
Racionalização;
Fixação.

Autor: Ailson Santana

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